25/02/2008

Por Darfur!!!...

Steven Spielberg anunciou que não aceitava ser conselheiro artístico para os Jogos Olímpicos de Pequim em protesto pela política de apoio do regime Chinês ao governo do Sudão responsável pela tragédia do DARFUR.
Infelizmente esta notícia passou praticamente despercebida na nossa comunicação social, pois foi relegada para os cantos dos jornais, e houve até quem se pronunciasse contra a intromissão da política no “ideal” Olímpico.
É mais uma prova de que a comunicação Portuguesa está enterrada na lama da hipocrisia até ao mais profundo da sua "gene".
Darfur, é seguramente a maior tragédia no mundo actual, nas palavras do Alto Comissário para os refugiados da ONU António Guterres.
Este conflito já fez mais de 200 mil mortos e cerca de 3 milhões de refugiados no deserto, estes são certamente motivos mais do que suficientes para condenar o Governo do Sudão e quem o apoia, como a China é um dos principais compradores de petróleo e apoiante de Khartum.
Na Europa, parece ser que este genocídio é criminosamente esquecido, sob a paranóia do pensamento anti americanismo Bushista.
Nos EUA, figuras públicas como George Clooney, Mia Farrow e Spielberg alertam, com o seu peso, para este drama.
A meu entender a Europa não pode arrogar-se o exemplo da defesa dos Direitos Humanos, quando atira de uma forma insensível para o lixo o genocídio de pessoas indefesas.

Sem comentários: