12/02/2008

O Inferno Afinal Existe II....

Quero aqui apresentar uma perspectiva cristã acerca do Inferno... creio ser importante abordar este tema com mais detalhe pois suscitou alguma opiniões "interessantes" o post anterior sobre o tema.

Allan Kardec um dos espíritas mais influentes, afirmava o seguinte: O dogma da eternidade absoluta das penas (inferno e lago de fogo) é portanto incompatível com o progresso das almas, ao qual parece uma barreira intransponível. (Céu e Inferno, Ed. Lake“ 1995, pag.63).

Kardec coloca a realidade do inferno e do juízo eterno como uma incompatibilidade, como uma barreira intransponível da realidade, como falta de bom senso e sendo uma doutrina contrária ao amor de Deus. Entretanto a Bíblia, que não é um livro de massagem de ego, deixa-nos claro sobre a existência do inferno ou “lago de fogo:

1) Mas o que diz as Escrituras sobre o Inferno:

A Bíblia diz em: Dt.32:22, Am.9:2, II Ped.2:4, Pv.27:20, II Tes.1:7-9, Ap.14:9-11, Mc.9:47-48, Mt.23:33, Lc.16:22-23, Mt.25:41-46...

É impossível para mim duvidar do ensino das Escrituras e da seriedade com que Jesus falava acerca do inferno. O tom do ensino de Jesus Cristo indica fortemente que o inferno é um lugar literal. Portanto, a Bíblia ensina com muita clareza essa dura realidade que se os Espíritas continuarem a omitir e que infelizmente poderão no futuro vir a comprovar na prática.

2) Alguns dizem que o ensino sobre o inferno é irracional e uma falta de bom senso, mas a Bíblia mostra totalmente o contrário:

A Bíblia afirma o seguinte: “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucuras; e não pode entende-las, porque elas se discernem espiritualmente” (I Cor.2:14).

Isto significa claramente que a doutrina do inferno é irracional para o homem natural, não convertido ao cristianismo. Assim sendo é fácil concluir porque os Espíritas acham o ensino sobre o inferno irracional, eles nunca verdadeiramente irão compreender sem que se convertam ao cristianismo. Ou o que chamava Jesus “nascer de Novo”. Somente os "nascidos de novo" entendem a Palavra de Deus e não recusam nenhuma das Suas verdades, por mais dura que elas sejam.

Com tantos textos existentes na Bíblia a respeito de tal lugar, é deveras incompreensível como se pode fugir dessa realidade por mais dura que seja. É lógico que o demónio gostaria que ninguém soubesse que tal lugar existe, assim seria mais fácil destruir os homens usando a própria justiça de Deus.

3) A doutrina do inferno não é contrária ao amor e a misericórdia de Deus:

Todos os que falam assim deixam de reconhecer a santidade de Deus e a necessidade do pecado ser punido por causa dessa santidade. Lembremos que Deus é amor. Deus amou o mundo inteiro e quer que todos se salvem (I Tm.2:4).

Apesar de Deus querer salvar todos os homens, Ele não age contra a vontade humana, é o homem, por vontade e determinação de Deus, um ser livre para escolher, não depende não o obrigando Deus a tomar qualquer decisão forçada.

Quase que poderia dizer que o Inferno não tinha sido “projectado” para o homem, sim para o Diabo e os seus anjos (Mt.25:41), mas com a desobediência o homem acabou recebendo o mesmo destino (Mt.25:46). O INFERNO É A CONFIRMAÇÃO DO AMOR DE DEUS CONTRA O PECADO E IMPIEDADE. DEUS É AMOR, MAS NUNCA DEIXARÁ DE SER TAMBÉM JUSTIÇA.

4) A doutrina do inferno e do lago de fogo não é repugnante á justiça:

Se a justiça nos fosse feita, cada um de nós receberia a condenação que merece (Jo.3:18). Merecemos a justiça, mas Deus nos concede a misericórdia pela sua graça, por causa do seu Filho Jesus (Rm.3:26). Todos devem ser salvos da mesma maneira, através dos méritos de Cristo e não de obras (Ef.2:8-9).

Deus é justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. O Inferno é, segundo os ensinos cristalinos da Palavra de Deus, uma dura realidade que até gostaria de não aceitá-la, mas como não quero ser “anátema” curvo-mo diante da soberania de Deus.

E ainda o pior de tudo isto é que, o inferno não é só uma realidade, mas um lugar de sofrimento (Judas 7), lugar de dor (Sl.116:3), lugar de tormentos (Lc.16:24,25,28), lugar de ira (Ef.2:3, Cl.3:6), lugar de condenação eterna (Mc.3:29), lugar de tormento eterno (Mt.25:41,46; Mc.9:44-46).

Deus nos ajude a compreender a Sua palavra e ensinos...

4 comentários:

Unknown disse...

Vou usar esta tua frase "Assim sendo é fácil concluir porque os Espíritas acham o ensino sobre o inferno irracional, eles nunca verdadeiramente irão compreender sem que se convertam ao cristianismo."

E agora vou alterá-la:
É fácil concluir porque os Cristãos acham o ensino sobre o inferno racional, eles nunca verdadeiramente irão compreender sem que tenham visão e compreendam o espiritismo.

(não me refiro à visão em 3 dimensões)

Beijo

_SunFlower_ disse...

lol é uma apropriação interessante Luz =)

Um autor escreveu recentemente que a forma do diabo enganar o mundo neste século foi convencê-lo de que não existia. Infelizmente, parece que é verdade.

Aproveito para dizer que entendo algumas coisas do espiritismo, e quanto mais entendo, mais amo Jesus, que me resgatou de um lugar onde eu não tinha capacidade de decisão e de onde, por mais que fugisse, não tinha como escapar. =)

Acabei por não perceber Luz se és espírita ou simplesmente fizeste essa apropriação retirada do texto. Tenho a dizer que conheço várias pessoas que lutaram muito para se conseguir libertar do espiritismo, já que perceberam da pior forma possível que a escolha de "deixar o espiritismo" não é tão pacífica como nos querem fazer crer.

Os espíritos existem, e é necessário que encaremos este facto como real e do lado certo =) ao lado de quem já venceu a morte: Jesus!

beijinhos ***

Anónimo disse...

Sunflower,
Sou alguém muito bem resolvida com a minha realidade... O resto da resposta está aqui http://osantopecador.blogspot.com/2008/02/o-inferno-afinal-existe.html
e no blog. Poderei explicar melhor aqui se o pretenderes mas neste momento não posso de todo. O meu filhote espera-me.

Beijinho grande e obrigada pelo apoio que lá foste dar.

Santo & Pecador,

Adorei o gesto, a receita com toda a explicação. Muito obrigada. Foi muito simpático da tua parte.

Beijinhos

_SunFlower_ disse...

=)