23/01/2008

O Valor das Tradições…

Estes dias encontro-me a meditar no valor das tradições das igrejas Cristãs e da sua importância para a vida das mesmas. Pensando nesta temática veio a minha mente um encontro de Jesus com os líderes religiosos de seu tempo “Fariseus e Escribas”. Marcos 7:1-23
O “confronto” entre Jesus e esses líderes surge na sequência de eles se escandalizarem porque os discípulos de Jesus comiam sem lavar as mãos o que para eles era algo impuro (era a tradição dos anciãos). Jesus repreende-os dizendo que eles davam mais valor aos ensinos e preceitos de homens que a palavra de Deus.
Observando esta resposta de Jesus uma luz vermelha se acende na minha mente! Quantas vezes estamos nós a fazer das tradições (ensinos de homens) regras básicas de fé e até mesmo implantando-lhes um valor superior a Palavra de Deus?
Fazendo mais caso ao que foi ensinado pelos líderes das nossas congregações que ao que diz as Sagradas Escrituras.
Com isto não quero retirar valor das tradições das nossas igrejas, porque elas têm o seu valor e muitas vezes o seu tempo, mas sim fazer uma chamada de atenção ao valor que lhes damos.
Quem me conhece sabe que sou um “desalinhado” e que luto contra a classe de pensamento que acha que as tradições são sagradas e não devem ser questionadas. Jesus mesmo as questionou e reprovou muitas delas várias vezes, trazendo uma mensagem “revolucionária” e isso como sabemos causou-lhe muitas inimizades e perseguições.
Ao terminar a sua “contestação” aos Fariseus e Escribas, Jesus diz que realmente o que importa guardar é o nosso coração muito mais que as coisas exteriores que na sua maioria são coisas humanas (ritos, costumes, rotinas, etc…) que praticamos para nos tentar “aproximar” de Deus. Meu desejo é que mantenhamos um coração puro acima de todas as coisas e que tentemos mais que guardar as tradições guardar os nossos corações porque dele “emana a vida” Provérbios 4:23

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu também luto contra isso...
Mas as vezes parece que é dar murros no ar...

Não conhecia este blog, mas gostei! Parabéns.

DTA

Santo & Pecador disse...

Olá JC bem vindo,
ja sabes "onde moro" passa quando quiseres e comenta sempre que assim o entenderes...
Um Abraço