25/01/2008

Justiça Humana Versus Justiça de Deus...

Independente da nacionalidade, continente, raça, etnia e status social ou cultural, todos os seres humanos são igualmente pecadores diante dos olhos de Deus.
O pecado está na “essência do gene humano”, o pecado procede do nosso interior e faz com que pessoas cometam diferentes tipos de pecados. No entanto todos os pecados têm a mesma raiz e a mesma origem, por isso quando alguém julga outra pessoa por algo que essa outra pessoa fez, baseando-se apenas no que ela mesma considera que é justo, ou seja apenas no seu senso humano de justiça, essa pessoa está a condenando-se a si mesma, porque a origem dos seus actos, mesmo que aparentemente parecem ser bons, é o mesmo ou seja o que chamo de “gene humano corrompido” ou nosso interior “caído em pecado”.
A pessoa que julga a outra pode não ter cometido os mesmos erros, mas sem qualquer sombra de dúvida cometerá outros erros sempre motivados pelo mesmo princípio, o de nosso “gene humano corrompido”. Algumas pessoas mentem, outras roubam, outras não mente nem roubam mas são orgulhosas, altivas, intolerantes ou discriminatórias… e isso é tanto pecado como as que cometem as outras coisas citadas anteriormente.
Além disso, o julgamento também ele está comprometido por causa do senso distorcido (justiça humana) do que pensamos ser certo ou errado quando somos guiados pelos nosso “gene humano corrompido”. Nenhum julgamento que fazemos por nós mesmos, baseado na nossa justiça humana, está isento de erros ou parcialidades. Sempre provem de uma mente afectada pelo pecado, incapaz de avaliar e julgar conforme a perfeita verdade. Em muitas ocasiões, o egoísmo e o orgulho falam muito mais alto que a razão e terminamos por distorcer ou forçar o que achamos ser a verdade e quase sempre a nosso favor.
Somente Deus tem a capacidade de julgar com verdadeira Justiça.
verdadeira justiça só pode ser exercida quando o fazemos em conjunto com a perfeita verdade de Deus que nos é revelada através da Sua palavra a Santa Bíblia. Somente Deus possui um sentido de justiça perfeito e não existe nenhum homem que possa julgar outro sem que seja “guiado” pelos valores de Justiça Divina.
A justiça de Deus e Seu julgamento é proveniente da Sua natureza que é Santa e Pura revelando a verdade muitas vezes oculta aos olhos dos homens. Assim como Deus é perfeito a Sua justiça também é perfeita e é inseparável de todos os Seus atributos como o amor, a verdade, a santidade e a rectidão, etc…
A justiça não é algo exterior a Deus pelo qual Ele tem que procurar ou enquadrar-Se. Antes pelo contrário a justiça faz parte da essência da sua própria natureza Deus é justo, por isso sempre age com justiça.
Base Bíblica: Romanos 2:1-4
O termo justiça na Bíblia, esta baseado no conceito de equidade moral, portanto toda a classe de injustiça é iniquidade. O juízo é a aplicação da equidade em situações morais, podendo ser favorável ou desfavorável, a quem é julgado dependendo de sua conduta e coração.
Assim, sendo a mais pura justiça pode trazer a mais terrível condenação ao ser humano que a comete. Sabemos que Deus, mesmo amando o homem, não pode deixar impunes seus pecados, pois sua justiça exige punição.
Por outro lado, também não deixa de abençoar os que o buscam e fazem o bem. Sendo a justiça de Deus perfeita e a nossa justiça humana imperfeita e deturpada, devemos aceitar o veredicto que Ele dá a nosso respeito: somos todos pecadores, portanto deixemos o Julgamento ai único que nunca pecou, peca ou pecará algum dia, ao único que é Perfeito Deus
Base Bíblica: Romanos 2:7-11

Sem comentários: