10/12/2007

O Reino Avança...

Preocupa os cardeais católicos, reunidos em Roma o avanço pentecostal na América Latina
Os protestantes estão já igualados aos católicos como confissão crista no no aspecto quantitativo, este facto parece preocupar os cardeais reunidos no Vaticano. Na presença do Papa o cardeal Walter Kasper manifestou a sua preocupação pelo "crescimento explosivo" dos protestantes no mundo especialmente dos pentecostais. Sublinhou que já ascendem a 400 milhões de pessoas e que não pode ser ignorado.
Pergunto: "Porque se preocupar? Será que é mau o crescimento da Igreja que o Senhor Jesus fundou e que tem como base a doutrina dos apóstolos"? "Será que os cardeais não deveriam antes estar felizes com esse crescimento"? Talvez a preocupação deveria estar voltada para as religiões que não são cristãs (Islamismo, Hinduísmo, etc,,,) essas sim são para mim uma fonte de preocupação...

9 comentários:

Luz disse...

É neste tipo de coisas que como Católica critico a Igreja Católica. E critico é a palavra certa. Honestamente, assim a quente sem pensar muito no assunto, parecem-me preocupados com a falta de donativos ao Vaticano.
Também acho que deveriam estar contentes, sem dúvida.

Fica bem

Luz

Santo & Pecador disse...

Olá Luz,
Em primeiro lugar, quero dizer-te que é para mim um prazer que visites o meu Blog, espero não te assustar com as minhas posições ou a minha maneira de “ver” o que me rodeia. És sempre bem-vinda a este espaço que não pretende ser um espaço de intelectualidade mas sim de expressão da vivência prática, reflectindo sobre os assuntos que me “estremecem” o coração.
Em segundo lugar dizer que admiro esta tua sinceridade em “criticar” a Liderança da igreja em que congregas não por ser a Católica mas por demonstrares que percebes que não existe igrejas perfeitas.
Em terceiro lugar, dizer-te em referência ao último post do teu Blog “Ideias”, quero dizer-te que os evangélicos têm todos a mesma regra de Fé e autoridade máxima de Fé que é a Bíblia e que para todos é igual, o que muda é os olhos e a mente de que a lê… quanto a isso não é diferente do que acontece na Igreja Católica, tenho o privilégio de conhecer vários Padres que são amigos meus e sei que também eles não pensam todos exactamente a mesma coisa em relação a várias questões da fé, o que muda é a liberdade de poderem exprimir as suas opiniões quando eles não estão de acordo com a liderança eclesiástica.
Saudações em Cristo deste que te estima…

_SunFlower_ disse...

Boa noite,

Quero expressar a minha concordância com o seu (teu?) comentário. Também acho muito mais preocupantes (e perigosas) as religiões não cristãs. Já para não falar no crescimento exponêncial que se tem verificado por todo o mundo (do qual Portugal não é excepção).

Beijinho,

Luz disse...

Muita obrigada pela recepção. Perdoa-me não ter feito o mesmo no meu blog (hoje acordei muito cedo, vi os comentários) mas apressei-me a fazer outro post pedindo que continuemos todos na mesma base e que estamos, porque não quero um blog com comentadores tristes ou irritados... julgo que quando fores ler o que escrevi compreendes o que quero dizer.
Não me parece que me vá assustar, até me julgo respeitadora das ideias dos outros não consigo é entender a arrogância posta nas ideias, quando deveríamos era ter amor.
Em relação ao teu segundo ponto... Eu não vejo as "leis" criadas pela minha igreja como sendo as correctas que eu tenho de seguir à risca, julgo que temos de ter discernimento para ver que há coisas que podem não estar bem. Os padres da Igreja Católicas também pregam as suas ideias e não é por isso que tenho de as seguir, graças a Deus deram-me um cérebro para eu pensar. É por isto que me debati tanto no outro blog que já sabemos. Achei muita graça a sunflower ter empregue o termo toldado, eu disse logo pala nos olhos... eu e estas coisas do politicamente correcto não nos damos muito bem quando já estou com os azeites (lol).
No teu terceiro ponto:
A tua primeira frase é igual à de uma amiga minha Evangélica.
Quanto ao resto, estou de acordo, também, conheço 4 padres, 3 deles desde que nasci por serem há longos anos amigos da família. Em relação a estes, especificamente, as ideias que normalmente diferem nem são as da Bíblia mas as ideias que construímos acerca de certos temas ao longo da nossa vivencia. Recordo-me que em pequenina, uns 4 anos, me questionava por que razão quando estávamos todos juntos se falava de muitos temas menos de Jesus, e porque se davam tão bem com pessoas que eram simplesmente ateus. Fui crescendo e descobrindo que somos seres pensantes e temos opiniões sobre os mais diversos temas, que afinas os senhores que estava do outro lado do altar eram apenas humanos como eu.
Em relação à tua última frase "(...)o que muda é a liberdade de poderem exprimir as suas opiniões quando eles não estão de acordo com a liderança eclesiástica.", tenho uma questão:
Por que razão eles podem exprimir o seu desacordo e outros não?
Eu também exprimo e muito!
Mas por que razão outros não podem?
Isto eu não entendo...

Muito obrigada.

Fica bem

Luz

Santo & Pecador disse...

Luz,
Quando expressei a minha opinião no ponto 3 anterior, referia-me á igreja católica, porque sabemos pela história que as opiniões dos Padres não podem sr expressas em liberdade quando elas estão "contra" a corrente da Liderança eclesiástica da igreja católica) tenho conhecido casos de alguns que são afastados das suas paroquias por se manifestarem contra determinada directriz ou vivência de Fé da igreja...basta olharmos o que aconteceu ao Padre Mário de Oliveira, para mim alguém com muita autoridade espiritual para escrever o que escreveu, mais vindo de alguém que está dentro da própria Igreja.
Aconselho-te a que leias a sua obra "Fátima Nunca Mais" e também a sua própria auto critica à obra, aqui: http://padremariodemacieira.com.sapo.pt/os_meus_livros.htm
Saudações deste "pecador

Adilson Marques disse...

Caro Santo & Pecador,
Embora muito me alegre com o avanço dos evangélicos na América Latina, consigo compreender a posição dos cardeais Católicos. Cuidado, não digo que concordo com eles, mas sim que os compreendo. Uma vez que a salvação, de acordo com o que vem sendo apregoado pelo credo católico, só se encontra dentro da Igreja Católica, logo não existe salvação dentro que qualquer outro grupo. Essa foi uma das grandes dificuldades de Martinho Lutero.
Se pensares bem, verás que os evangélicos têm o mesmo pensamento. Sempre que conheço um norte-americano e digo que vivemos num país em que mais de 90% das pessoas professam o catolicismo (de acordo com dados estatísticos), eles ficam no mínimo assustados. Por isso temos muitos missionários evangélicos proveniente, fundamentalmente, dos EUA/Canada e do Brasil. Para evangelizarem quem? Com certeza os que cá vivem que são na sua maioria católicos.
De acordo com o teu pensamento, caso se aplicasse aos evangélicos assim como o aplicaste para os católicos, deveriam os evangélicos procurar apenas evangelizar as religiões não cristãs, pois como dizes “essas sim são para mim uma fonte de preocupação...”
Um abraço.

Santo & Pecador disse...

Caro Adilson,
É com enorme prazer que te recebo no meu blog, bem-vindo sejas.
Em relação ao teu comentário e tentando responder à questão se os evangélicos devem preocupar-se em evangelizar apenas os que professam religiões não cristãs, eu penso que não, eu apenas estava a comentar uma noticia que li, no entanto a minha preocupação é com todos aqueles que ainda não descobriram que é apenas através de Jesus Cristo que há Salvação, que ele é o único caminho para nos levar ao Pai, assim sendo claro também me preocupo com muitos que se dizem católicos e por conseguinte cristãos mas ainda não descobriram essa verdade (entre outras).
No entanto e isto talvez não estejas de acordo comigo, conheço muitos católicos que são mais "evangélicos" que muitos que fazem parte das listas de membros das “nossas” Igrejas, digo isto na medida da minha própria experiência que claro vale o que vale.
Um abraço e volta sempre

Adilson Marques disse...

Caro Santo & Pecador,
Fico satisfeito com a tua resposta e agradeço a calorosa recepção.
Ao contrário do que pensas, acredito que muita gente é mais crente do que os membros das igrejas evangélicas, pois a salvação não vem através das igrejas mas de Cristo, e para dizer isso não necessito ser calvinista. Para quem duvida do que afirmo, basta verificar que mais de um terço dos meus textos manifestam a minha indignação em relação ao que vejo no "mundo evangélico", com o qual cada vez menos me identifico menos.
Um abraço.

Luz disse...

Porque não podem ser livres de dizer o que pensam?
Acho que é o que mais confusão me faz...
Para te ser franca nem sei o a Igreja Católica acha correcto para os seus fieis no que diz respeito a este tema. Digo sempre o que penso seja a quem for... não sei qual é o correcto a nível religioso. Nunca pensei em mudar isso em mim porque... porque não quero.

Fica bem

Luz