15/05/2008

Escolhas…

Estou plenamente convencido que as nossas escolhas do presente iram influenciar o nosso futuro… Infelizmente muitos homens e mulheres não compreendem esta verdade “universal” e não ponderam as suas escolhas do presente. Parece que para essas pessoas somente existe o presente e nada mais importa a não ser o “aqui e agora” da vida. Realmente este não é um problema novo na existência humana, antes pelo contrário desde que o ser humano existe ele sempre teve o “poder” da escolha e a consequência da mesma sempre foi determinante no futuro… Ao pensar nesta temática surgiu na minha mente um homem que viveu cerca de 2000 anos antes de Jesus, as suas escolhas foram tremendamente importantes na definição do seu fututo, esse homem chamava-se Ló. Ló escolheu com base em dois pressupostos, “Aparência, Essência” e claro a sua escolha teve uma “Consequência”.
Aparência na base da escolha de Ló. As campinas do Jordão eram muito atraentes (Gn.13:10), aos olhos de Ló. Pois é como diz o ditado popular, “nem tudo o que reluz é ouro”, muitas vezes iludidos pelas aparências da vida escolhemos apressadamente e erradamente coisas que mais tarde nos trazem sofrimento, lamento e desespero. O próprio pecado tem segundo a Bíblia um aspecto agradável aos olhos humanos (Gn.3.6), mas sabemos qual a consequência do mesmo…
Outro aspecto que marcou a escolha de Ló foi a Essência do que escolheu. Sodoma estava dominada pelo pecado. Aquela cidade apesar de ser agradável aos olhos e estar envolta em belas campinas e pastos para o gado de Ló, ela estava cheia de imundice. Ló não procurou saber disso antes de escolher, não procurou ser conhecedor da essência da cidade. Nem sempre “rótulo” garante a qualidade do conteúdo do que escolhemos. Devemos então estar bem atentos para não nos enganarmos com os “aspecto” do que escolhemos, porque o mais importante é a essência do que escolhemos…
Claro com base nesses pressupostos da escolha de Ló a consequência foi nefasta e dolorosa para ele e sua família. Sodoma acabou por ser destruída e por conseguinte afectar a vida de Ló e da sua família. (Gn.19).
No meio dessa tragédia, Ló perdeu o seu gado, os seus bens e a sua família. As nossas escolhas profissionais, sentimentais, espirituais, etc.…, determinarão o rumo da nossa vida. E o mais lamentável e que muitas vezes as nossas escolhas não somente nos afectam a nós como a toda a nossa família. É importante então ponderar bastante bem as nossas escolhas e buscar a direcção de Deus e levar em consideração os seus princípios nos momentos de decisão. Todos temos o direito de escolha, essa maravilha chamada de “livre arbítrio”, mas ao mesmo tempo uma grande responsabilidade também. Não vá para caminhos que o levem mais tarde a chorar, queixar, arrepender, perder...
Escolha bem o caminho...

1 comentário:

The Pescador disse...

O interessante é que a muito tempo ouço essa frase "As escolhas de agora determinam seu futuro" e tenho tentando viver assim colocando minhas decisões diante de Deus.
Deus abençoe
www.thepescador.blogspot.com