28/04/2008

Alegrias do diabo…

Eu creio que o diabo está contentíssimo com o facto dos Pastores normalmente estarem no centro do trabalho da Igreja e de terem as Igrejas”dependentes” dos dons que Deus lhes deu e bastante dependentes das actividades por eles (Pastores) desenvolvidas ou programadas. Deve ter sido do diabo a ideia de que só os pastores devem pregar, ensinar, serem os principais evangelistas e tomar todas as decisões na igreja. É necessário ver a igreja como muito mais que um centro de entretimento onde os santos se reúnem e os Pastores se recreiam com as suas “habilidades”. A Igreja necessita verdadeiramente é de ter Pastores interessados em treinar os santos para o serviço do Reino. É que se esperarmos que apenas os Pastores, preguem, ensinem, ganhem almas e tomem as decisões… então a igreja vai permanecer na terra muito mais tempo do que a própria eternidade. Creio que um dos grandes desafios da Igreja nos nossos dias é o de criar uma geração de Pastores e Lideres que formem equipas de liderança competentes, para capacitar os santos a usarem os seus talentos e dons no trabalho do reino, para poder estender as fronteiras da igreja e alcançarem os perdidos. É urgente treinar os santos para o ministério de “leigos”, e não simplesmente, fazer como as galinhas, ao colocar os seus “franguitos” debaixo das suas asas protectoras, e pensar que é o lugar onde eles estarão mais seguros. Somos todos Igreja e todos desde do pastor até ao porteiro do edifício onde congregamos tem muita importância na congregação local. Uma das grandes necessidades da igreja é a manutenção de congregações locais vibrantes, vivas, dinâmicas. Igrejas onde realmente as palavras “CORPO VIVO” são uma realidade. Uma congregação saudável não é um grupo de indivíduos independentes entre si, mas uma unidade de crentes que juntos trabalham na comunidade ao redor, com a intenção de fazer uma diferença clara, intervindo na comunidade, sendo “Luz” e “Sal”, tal como Jesus disse que os discípulos deveriam ser. Que o Senhor nos dê a Graça de poder desenvolver tais comunidades de Santos. É o desejo deste Pastor…

1 comentário:

Viviana disse...

Estimado Pastor:

Neste seu poste, foca um tema que há muito me angustia e preocupa...

Dum modo geral(poderá haver excepções que eu não conheça)não vejo "nenhuma"Igreja que prepare os crentes para evangelizar e testemunhar.

Como pode ser?

Tanto o Pastor, quanto os membros, ficam sentados nos bancos... á espera que os não crentes tomem a iniciativa de entrar!...

Tenho dito muitas vezes na "minha Ireja",(não é minha é do Senhor) que enquanto houver uma peesoa na zona da Igreja, que não conheça o Amor de Cristo, a igreja não cumpriu o fim para que Cristo a fundou.

Prrecisamos de orar muito e agir, para que a breve trecho as coisas possam mudar.

Tenha um bom resto de dia

Um abraço em Cristo, nosso Mestre e Senhor

Viviana