29/07/2008

Vocações e Desilusões...

Tenho andado a pensar ultimamente acerca da vocação pastoral. O que realmente prepara um homem para se sentir pastor de almas, o que nos capacita e deferência das pessoas “comuns” das nossas igrejas para um tarefa tão importante como a de cuidar, alimentar, ensinar, corrigir e guiar vidas nas suas caminhadas espirituais? Ao lembrar o inicio do meu ministério (já lá vai cerca de 15 anos) e analisando o que me moveu a “oferecer” a minha vida para o serviço na seara do Mestre, deparei que o principal motivo foi a paixão por meu Salvador. Uma paixão que emanava de um coração totalmente enamorado por Deus. Sim era a paixão que me movia a falar de Cristo e a anunciar as boas novas aos perdidos, não existia em mim qualquer tipo de “razão” lógica para querer servir no ministério pastoral mas sim um desejo em dedicar a minha vida ao serviço do evangelho. Durante os primeiros 8 anos do ministério servi ao Senhor sem nunca ter estudado teologia em qualquer seminário, apenas tinha estudado em escolas de discípulos e sem duvida alguma que tudo o demais era proveniente da capacitação do Espírito Santo derramado na minha vida. Nunca durante esses anos me senti menos preparado para o ministério pastoral que qualquer pastor que tivera frequentado um curso teológico. Nos últimos 4 anos e depois de ter cursado teologia sinto mais que nunca que não existe seminários que vocacionem homens ou mulheres para o ministério pastoral, não que não seja importante estudar pois considero importante, o que quero dizer é que a vocação pastoral nasce dentro do coração humano e não na mente e creio mais que nunca que é Deus quem coloca esse desejo no coração de homens e mulheres que ele escolhe para o serviram no ministério pastoral. Com tudo isto o que pretendo é afirmar a vocação pastoral e não a profissão de Pastor,
É afirmar que para o desempenhar do ministério pastoral é necessária a capacitação do Espírito Santo acima de qualquer outra capacitação humana ou teológica,
É afirmar que é necessário um coração apaixonado por Deus muito mais que uma mente faminta por conhecimento ou reconhecimento da parte de homens,
É afirmar que o ministério pastoral nasce de uma simbiose entre a escolha de Deus e o ardente amor dos homens e mulheres por Ele e que sabem que se não obedecerem ao chamado para o ministério seriam os mais infelizes de todos os seres humanos… Talvez muitos não concordem comigo e até talvez tenham argumentos para provarem a sua discordância mas também talvez necessitem olhar para dentro deles mesmos e analisarem o que realmente os motiva a servir no ministério pastoral… Deixo aqui a referencia a um livro do qual realmente gosto e que reflecte a realidade de muitos Pastores nos nossos dias…. Bênçãos de Deus

1 comentário:

Di disse...

"Foi ele quem deu estes dons à igreja: os apóstolos, os profetas, os evangelistas, os pastores e os ensinadores. A responsabilidade deles é o aperfeiçoamento dos crentes para fazerem o trabalho de Deus e edificar a igreja, o corpo de Cristo"
Efésios 4:11-12
Eu sou da mesma opinião, mais do que qualquer curso, a Sua graça é que nos capacita para todo e qualquer trabalho na Sua casa. Como corpo, somos todos diferentes, e chamados para fazer coisas diferentes mas todas com o mesmo propósito. Engradecer o nome de Deus.

DTA