14/02/2008

O Prazer do Silêncio…

Numa vida quotidiana cheia de actividades e compromissos por vezes é bom parar para escutar…
A vida da maioria das pessoas tornou-se numa tremenda competição que provoca um enorme desgaste e até mesmo angustia por vezes sempre que tomamos consciência das nossas limitações humanas. Mas se pararmos para “escutar” podemos ser curados do poder desta surdez.
Quando escutamos tomamos consciência e respeitamos mais a humanidade. Nesta escuta percebemos que as nossas ocupações nos tornam pessoas “isoladas”, nos roubam amigos, família, Deus; rouba-nos até as nossas vidas. Muitas vezes escutar ajuda-nos a recuperar o sentido da Vida.
Acordamos com despertadores, viajamos com o rádio ligado nos nosso carros, passeamos com os mp3 ligados, fazemos compras nas grandes superfícies comerciais com musica de fundo e até muitos de nós adormecemos com os televisores ligados…
Será que temos medo do silêncio??? Ou será que o barulho transformasse numa espécie de “narcótico” de que dependemos para viver???
A bíblia encoraja-nos a procurar momentos de silêncio. Porque não procurar passar alguns minutos ao dia apenas em silêncio??? Talvez nos ajude a compreendermo-nos melhor a nós mesmo e ao mundo que no rodeia…
Seja feliz...

4 comentários:

Unknown disse...

Sou então uma sortuda, todas as manhãs consigo desfrutar do mais perfeito silêncio, sou só eu e a natureza... Tirando os dias que andam por aqui caçadores. Todas as outras manhãs são do mais puro prazer, o do silêncio!

Beijo

_SunFlower_ disse...

Eu acho que temos medo do silêncio. O vazio. Nessa alturas apercebemo-nos de que não detemos o controlo de nada, e isso é assustador. Especialmente quando não temos a confiança posta em quem tem o controlo.

Voto no medo do silêncio.

Anónimo disse...

O silêncio é importante... Ai podemos ouvir Deus a falar-nos...
Mas a verdade, é que cada vez mais, temos menos oportunidades de "ouvir" silêncio...
Pelo menos, falo por mim...

Mas a verdade, é que muitas vezes é preciso parar... Temos de aprender a parar, para O ouvir!

Viviana disse...

Acho que necessito tanto do silêncio para viver como do ar para respirar...

Creio mesmo que não saberia viver sem "silêncios".

Habitualmente, antes de me dirigir a Deus, nos meus momentos devocionais com Ele, fico sentada junto á janela, num 3º andar, olhando o céu muito azul do meu bairro, em absoluto silêncio, procurando acalmar o meu coração e preparar a minha alma para me apresentar diante do meu Senhor, para poder usufruir cabalmente da minha intimidade com Ele.
Só depois me dirijo a Ele.

Depois de lhe prestar o meu louvor e adoração e derramar diante dEle o meu coração, fico novamwnte em silêncio aguardando que Ele se me revele e me mostre a sua vontade.

Posso testemunhar que são momentos únicos.
E aí, lembro-me das palavras de Paulo em II aos Corintios 12: 3 e 4, quando fala de um homem (Ele) que foi arrebatado até ao sétimo céu e ouviu palavras inefáveis de que ao homem não é licito falar.

Obrigada pelo poste.

Bençãos abundantes do alto para si

Viviana