
Aparência na base da escolha de Ló.
As campinas do Jordão eram muito atraentes (Gn.13:10), aos olhos de Ló. Pois é como diz o ditado popular, “nem tudo o que reluz é ouro”, muitas vezes iludidos pelas aparências da vida escolhemos apressadamente e erradamente coisas que mais tarde nos trazem sofrimento, lamento e desespero. O próprio pecado tem segundo a Bíblia um aspecto agradável aos olhos humanos (Gn.3.6), mas sabemos qual a consequência do mesmo…
Outro aspecto que marcou a escolha de Ló foi a Essência do que escolheu.
Sodoma estava dominada pelo pecado. Aquela cidade apesar de ser agradável aos olhos e estar envolta em belas campinas e pastos para o gado de Ló, ela estava cheia de imundice.
Ló não procurou saber disso antes de escolher, não procurou ser conhecedor da essência da cidade.
Nem sempre “rótulo” garante a qualidade do conteúdo do que escolhemos. Devemos então estar bem atentos para não nos enganarmos com os “aspecto” do que escolhemos, porque o mais importante é a essência do que escolhemos…
Claro com base nesses pressupostos da escolha de Ló a consequência foi nefasta e dolorosa para ele e sua família. Sodoma acabou por ser destruída e por conseguinte afectar a vida de Ló e da sua família. (Gn.19).
No meio dessa tragédia, Ló perdeu o seu gado, os seus bens e a sua família. As nossas escolhas profissionais, sentimentais, espirituais, etc.…, determinarão o rumo da nossa vida. E o mais lamentável e que muitas vezes as nossas escolhas não somente nos afectam a nós como a toda a nossa família.
É importante então ponderar bastante bem as nossas escolhas e buscar a direcção de Deus e levar em consideração os seus princípios nos momentos de decisão.
Todos temos o direito de escolha, essa maravilha chamada de “livre arbítrio”, mas ao mesmo tempo uma grande responsabilidade também.
Não vá para caminhos que o levem mais tarde a chorar, queixar, arrepender, perder...
Escolha bem o caminho...